Software com animação gráfica auxilia alfabetização de crianças autistas

Projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Amazonas(Ufam) abre novas perspectivas para inclusão escolar da criança autista. Trata-se da criação de um personagem vitual, uma tartaruga falante que dá dicas de língua portuguesa, auxiliando na alfabetização. Lina é o nome do personagem do software que está sendo desenvolvido.tartaruga-sera-personagem-principal-do-s

Criado pela aluna Alice Neves, o método usado foi o Teacch, sigla em inglês que significa Tratamento e Educação de Crianças Autistas e de Comunicação Relacionados a deficientes físicos método cria e organiza uma agenda com todas as atividades diárias da criança, das mais básicas, como horário para tomar banho até as aulas de português para alfabetização.

A finalização está prevista para maio de 2013 e serão necessários mais três meses de testes com crianças para verificação da aceitação. Somente após essa etapa, o software passará por adaptações a fim de que possa ser acessado em desktop e tablet.

Após ser exposto no 4° Encontro Internacional de Pesquisa em Design, no Rio de Janeiro, o ‘ Lina Educa’ , nome o qual o projeto leva, teve grande procura de pais e terapeutas, que levou os responsáveis a inscrever o projeto no Programa de Tecnologia Assistiva (Viver melhor/Pró-assistir).

Com informações da Fapeam

Fonte:

Anúncios

Publicado em abril 11, 2013, em Artigos e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: