O Google Street View de cadeira de rodas

Um Google Street View para cadeirantes. É assim que Eduardo Battiston gosta de descrever oAccessibility View, o projeto que ele criou para participar do Creative Sandbox Brief, um concurso do Google para promover boas ideias que envolvam tecnologia. Da mesma forma que o Google Maps indica o melhor caminho a ser percorrido a pé, de carro ou de ônibus, o Accessibility View sugere o itinerário mais seguro a ser percorrido por portadores de deficiência física, considerando os muitos obstáculos que uma cidade sem o mínimo de acessibilidade apresenta, como calçadas estreitas, ruas esburacadas e rampas defeituosas.

Para mapear os melhores trajetos, Eduardo espera contar com a ajuda de membros da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) para percorrer as calçadas de São Paulo com câmeras fotográficas acopladas às cadeiras de rodas e, assim, registrar fotos panorâmicas em 360º graus. Se uma frota de automóveis levou um ano e meio para mapear a cidade para o Google Street View, a estimativa é que o grupo de cadeirantes demore, pelo menos, o dobro desse tempo para executar o mesmo serviço.

Além de dar dicas de trajeto para portadores de necessidades especiais, o Acessibilitiy View também permite a qualquer cidadão, cadeirante ou não, que denuncie, em tempo real, os pontos mais críticos de acessibilidade de sua cidade. O objetivo é alertar as autoridades para a necessidade constante de reparos nas vias públicas. O sonho de Battiston é receber o suporte financeiro do Google – o projeto está orçado em R$ 1 milhão. E, assim que possível, acrescentar um quinto botão – o das cadeiras de rodas – aos quatro já existentes no Google Street View: carro, ônibus, bicicleta e a pé.

 

Fonte: Super Interessante

Anúncios

Publicado em abril 2, 2013, em Artigos e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: