Vivendo a vida com alegria e buscando seu espaço de independência

Dizem que para saber o que cada pessoa passa em sua vida, temos que tentar de alguma forma estar no lugar dela. Pois bem, neste momento então, feche ou vende seus olhos por alguns instantes e tente andar somente tendo o amparo de suas mãos ou algum objeto que ajude a identificar o que há por perto. Também preste atenção em sons, ruídos ou algo do tipo que esteja ao seu lado para auxiliar durante esta experiência.

1363351736

 

Feito isto, você terá sentido o que milhares de deficientes visuais que buscam seu lugar no mundo, sentem. Durante o tempo que ficaste sem enxergar nada ou somente vultos ou luzes, você se sentiu incomodado com o fato de não poder ver cores, objetos e outras formas existentes em sua casa, escritório ou outro local. Uma experiência que pode ser qualificada como desagradável.
Ao contrário do que aconteceu com você, muitos tem que passar por estes e outros obstáculos durante sua vida inteira, como é o caso de Andressa Figueredo Matos, uma menina de 12 anos que oscila entre ser criança e pré-adolescente, mas que com suas limitações, busca ser independente e tratada da mesma forma que pessoas ditas normais. Mesmo que falte bastante tempo para escolher em que área vai trabalhar, pensa em ser psicóloga ou atriz e também sonha em escrever um livro sobre sua vida.
Andressa foi selecionada para ser uma das protagonistas do curta metragem, “Eu Odeio o Big Bróder”, do diretor e escritor Evandro Berlesi. A menina foi escolhida após testes realizados para averiguar sua aptidão em dar vida a uma personagem. “Quando fui chamada para o teste, não levei muita fé que fosse a escolhida, porém gostei da idéia. Tanto que uma noite antes do teste não consegui dormir direito, porque estava nervosa”, disse ela. Seu papel no filme é de uma menina cega, filha do protagonista Bradock, vivido pelo cantor Marcelo Maresia.
Para entender e decorar suas falas, Andressa recebe por e-mail de Evandro e, utilizando um software que lê todo o texto em voz alta, escuta e grava suas participações. Além do uso do computador, Andressa há pouco tempo ganhou de presente de seus pais, seu primeiro celular que também possui software com as mesmas funcionalidades, o que para ela é de grande valia, pois possibilita que seja independente.

Escola – Além de participar do filme, Andressa cursa a 6ª série do Ensino Fundamental na Escola Estadual Salgado Filho, que frequenta desde seus seis anos de idade. Além de estar presente na sala de aula, também utiliza um local dedicado a aprendizagem de alunos com deficiência visual. Lá ela tem a companhia de oito colegas que contam com o auxílio da pedagoga Leila Maria de Moura Lopes. Para dar suporte a estes alunos, Leila fez uma especialização na área da visão no Instituto Benjamin Constant/IBC, no Rio de Janeiro, em 2010 após se inscrever em uma seleção e ser contemplada com a bolsa de estudos, doada pelo Ministério da Educação/MEC.
Conforme ela, quando iniciou seus trabalhos como pedagoga ainda não tinha a vontade de trabalhar com alunos com deficiência visual. “Há tempos atrás não tinha interesse nesta área, porém com o passar dos anos, vi que a inclusão estava cada vez mais presente, e que teria que me aperfeiçoar para auxiliá-los”, disse a professora.
Ela disse que não vê diferença alguma dos deficientes visuais com os outros alunos e que aprende muito com todos e também que estes são muito receptivos e possuem muita vontade de aprender e estudar.
Além de auxiliar os alunos, Leila também faz prova oral com cada um, prepara materiais e ajuda professores e pais para saber como lidar com os alunos em cada situação do dia a dia.

 

Fonte: Jornal A Semana

 

Anúncios

Publicado em março 21, 2013, em Artigos e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: