Orquestra britânica é composta unicamente por surdos

A “Music and the Deaf” (Musica e os Surdos) é a única orquestra do mundo onde todos os membros são surdos. É um notável projeto e levou a uma apresentação no Royal Albert Hall, uma das principais casas de espetáculo em Londres, para um grupo de Jovens com graves problemas auditivos.

Paul Whittaker fundou em 1988 a “Música e os Surdos” localizada em Huddersfield, Reino Unido. Paul em si é profundamente surdo, mas se determinou a compartilhar sua paixão pela música com outras pessoas. “O que importa não é a sua deficiência, mas a sua capacidade.” Diz Paul. Ele também acha que desde o início, todas as pessoas têm a capacidade de serem criativas, mas é a maneira que são estimuladas quando estão jovens que faz toda a diferença.

Um dos projetos criados pela Musica e os Surdos é um grupo chamado “Hi-notes” (Algo como altas notas em português), que consiste em oito surdos jovens que queriam criar sua própria música. Eles são liderados por Danny Lane, Gerente de Projetos da Educação da Musica e os Surdos. Danny é profundamente surda desde o nascimento e sem a sua prótese auditiva não ouviria absolutamente nada. Ela luta contra o preconceito toda sua vida.

Em julho de 2008 a “Hi-notes” venceu um dos maiores festivais de musica do Reino Unido, O Festival Nacional de Música para a Juventude, em Birmingham. Na seqüência deste sucesso, o grupo foi convidado se apresentar no Royal Albert Hall em Londres. “Com o apoio correto e as pessoas certas em torno deles, a surdez não tem como impedi-los de conseguir tudo o que eles querem fazer.” Diz Chris West,pai de um dos músicos da orquestra. Este pensamento ecoou por Danny Lane, “Isto me fez perceber que não importa quem você é, o que você quer fazer,você pode, e é exatamente o que esses músicos fizeram, e é uma sensação muito boa,” completa ele.

 

Saiba mais em: Music and the Deaf

Fonte: Libras é Legal

Anúncios

Publicado em agosto 20, 2012, em Artigos e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Juliana P Mabba

    Show!!

  2. Realmente algo surpreendentemente incrível! (Ana Caroline)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: