Jovem com síndrome de Down dá exemplo de boa saúde

Natália Faian praticamente saiu direto do berçário para a piscina. A mãe Valdirene levou a filha para fazer exercícios de estimulação na água apenas 18 dias após o nascimento. Como o parto foi prematuro, com oito meses de gestação, ela começou a nadar antes mesmo dos nove meses.

Hoje, 20 anos depois, Natália ainda nada três vezes por semana. “Eu gosto muito de nadar”, contou a jovem de Maringá (PR). Nos outros dias da semana, ela opta pela bicicleta ergométrica que tem em sua casa.

Escrito por: Tadeu Meniconi

Natália Faian nada três vezes por semana (Foto: Arquivo pessoal)

Natália tem síndrome de Down. A condição provocada pela existência de um cromossomo a mais no material genético é conhecida por limitar o desenvolvimento intelectual e por dar ao rosto um formato ovalado característico, mas há outras características bem mais perigosas para a saúde, como potenciais problemas cardíacos e digestivos.

Com sua rotina de exercícios, Natália tem uma saúde de ferro. “A natação faz bem, ela nunca teve pneumonia”, contou a Valdirene. A jovem chegou a ter hipertireoidismo, um problema hormonal, mas, segundo a mãe, a doença está sob controle.

Natália também é muito regrada em sua alimentação. Ela garante que gosta de comer de tudo e sua dieta normal inclui frutas e saladas. Recentemente, passou a comer menos sal, menos açúcar e trocou o pão tradicional pelo integral.

As mudanças vieram depois das dicas do Bem Estar, programa do qual ela se diz “fã número 1”. “Gosto dos programas de dança. O Fernando [Rocha, apresentador] dança muito bem”, afirmou Natália.

A jovem adotou um lema para si, de que “ser diferente é normal”. “Ela tem consciência de que tem a síndrome, mas a gente sempre criou a Natália como se ela fosse normal”, disse a mãe.

Natália aprendeu a ler aos oito anos e frequentou a escola até a quarta série. Segundo a mãe, a jovem adora ler e acompanha as notícias do Brasil e do mundo pelos jornais, pelas revistas e pelo computador.

Hoje, ela passa boa parte do tempo em casa, onde mora com os pais, o irmão, a irmã e os avós, de quem ajuda a tomar conta. Aos fins de semana, costuma sair com os irmãos e gosta de ir ao cinema.

Natália vive com a família em Maringá (Foto: Arquivo pessoal)

 

Fonte: G1

 

 

Anúncios

Publicado em agosto 14, 2012, em Artigos e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: