Dominó com caixa de leite

Exploração de quantidade, atenção e observação (igualdade e diferença).

A explicação:

O dominó é um jogo formado por 28 peças.

JUSTIFICATIVA:

Sabe-se que através do lúdico podemos desenvolver as funções: socializadora,  a brincadeira proporciona hábitos de convivência e troca através das relações; psicológica. Através do brincar a criança aprende a controlar seus impulsos e externar suas emoções pedagógica, brincar e jogar são fundamentais para o trabalho interdisciplinar, heterogêneo e de construção de conceitos, tornando o educando um agente ativo no seu processo de desenvolvimento e um sujeito crítico porque não aceita tudo o que lhe é imposto.

Trabalhar com os jogos possibilita diversos objetivos, dentre eles, foram pontuados os seguintes:

  • Desenvolver a criatividade, a sociabilidade e as inteligências múltiplas;

  • Dar oportunidade para que aprenda a jogar e a participar ativamente;

  • Enriquecer o relacionamento entre os alunos;

  • Reforçar os conteúdos já aprendidos;

  • Adquirir novas habilidades;

  • Aprender a lidar com os resultados independentemente do resultado;

  • Aceitar regras;

  • Respeitar essas regras;

  • Fazer suas próprias descobertas por meio do brincar;

  • Aumentar a interação e integração entre os participantes;

  • Lidar com frustrações se portando de forma sensata;

  • Proporcionar a autoconfiança e a concentração.

O jogo de dominó é um instrumento que possibilita o desenvolvimento dos conceitos lógico-matemáticos, além de oferecer a oportunidade ao professor de levantar diferentes estratégias de trabalho, considerando as diferentes faixas etárias dos alunos.

O jogo traz, na sua estrutura e forma de jogar alguns aspectos que podem auxiliar na construção de conceito, como:

  1. Noção Espacial – quando o jogo é organizado em um espaço determinado, obedecendo às regras.

  2. Representação – a criança tem de observar o que está acontecendo em cada momento do jogo, concentrando sua atenção nas peças que estão sendo utilizadas para atingir seu objetivo.

  3. Antecipação e Planejamento – a criança precisa prestar a atenção para poder imaginar previamente, antecipar a jogada identificando qual peça utilizará.

  4. Busca de diferentes soluções – o jogo auxilia e incentiva o aluno a adotar uma atitude de pesquisa e questionamento em busca de soluções.

  5. Identidade –no jogo de dominó há respeito pelas regras, pelo outro e pela sua vez de jogar.

     websmed.portoalegre.rs.gov.br/…/jogosmatematicos2_confeccao.htm…

De acordo com Celso Antunes, pode-se afirmar que a ludicidade do jogo proporciona momentos mágicos e únicos na vida de um indivíduo, pois no mesmo instante que diverte, ensina e desenvolve o raciocínio e a criatividade além de obter responsabilidade diante da situação colocada a ele.

Celso Antunes (2003).

Anúncios

Publicado em março 5, 2012, em Atendimento e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Maravilhoso. O jogo possibilita trabalhar diversas habilidades e o dominó especificamente contribui de forma significativa para a questão do raciocínio lógico matemático! Construí-lo com material recíclável então? Nota 10 para esta atividade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: